A Fundação

Foto: Autor desconhecido – recebimento da perua doada pelo governador de Goiás Leonino Caiado em 1975, da direita para esquerda o governador Leonino Caiado, Frei Simão e Brasilete Caiado.
Funcionando em um espaço ‘híbrido’ por mesclar no mesmo ambiente um arquivo histórico, uma biblioteca e um anexo com o Arquivo dos Indígenas e da Cultura e Orgulho Negro de Goiás – Profª. Doutora Mari de Nasaré Baiocchi – AR’QUICONGO, a instituição tem buscado manter viva a história e a memória da antiga capital, além de incentivar e desenvolver trabalhos no sentido de preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade.

Foto: Acervo de obras da Fundação Frei Simão
A Fundação Educacional da Cidade de Goiás – FECIGO, instituição vilaboense sem fins lucrativos de direito privado, popularmente conhecida como Fundação Cultural Frei Simão Dorvi ou simplesmente Arquivo Frei Simão, um lugar de memória e de preservação documental, foi criada em 1970, pelo eclesiástico italiano-vilaboense Giuseppe Dorvi e está localizada na Rua da Abadia Nº 11, na antiga capital de Goiás, compondo o conjunto arquitetônico tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade em 2001.

Foto: Acervo e arquivos da Fundação Frei Simão
Em suas instalações, tem preservado, restaurado e disponibilizado para a pesquisa um diversificado acervo de livros, periódicos e documentos históricos vinculados à memória e à história goiana, contribuindo para a inclusão social, para o fortalecimento dos laços de cidadania e principalmente para a preservação da história e da memória coletiva local.
Entre os diversos documentos preservados na Fundação Cultural Frei Simão Dorvi, são encontrados documentos, livros e manuscritos dos séculos XVIII, XIX e XX, que representam verdadeiras heranças documentais da cidade de Goiás.
Pela preservação, restauração e principalmente pela disponibilização de documentos ligados a diferentes órgãos governamentais, a Fundação Cultural Frei Simão Dorvi, ao longo dos anos, além de ser fonte de pesquisa, tem propiciado a transparência e o acesso à informação aos cidadãos locais, corroborando, efetivamente, para a implementação da Lei Nº 12.527 – Lei de Acesso à Informação, no estado Goiano.